Como sou viciado em carros não podia perder o Velozes e Furiosos 5. O nome oficial dele é Velozes e Furiosos 5: Operação Rio, mas eu chama de Velozes e Furiosos 5: Realidade alternativa. Para quem não entendeu eu explico:

trailer oficial

Quem assistiu o quarto filme da serie percebeu que agora o filme começou a contar o que aconteceu no espaço de tempo entre o segundo e terceiro filme da serie.

Não vou contar muitos detalhes do filme, até porque ele acabou de sair. Basicamente é o seguinte: depois de libertar Dom no ultimo filme, Brain e os outros tem que sumir no mundo, até que chegam no Rio de Janeiro. Como não da pra viver de vento, eles arranjam um trampo pra pegar três carros apreendidos: um DeTomaso Pantera, um GT 40 e um Corvette C2. Nesse trabalho eles acabam se envolvendo sem saber com um dos maiores “manda-chuvas” do Rio, que tem muito interesse em certa coisa que esta em um dos carros que eles roubaram. Com o FBI, a Policia Militar do Rio e os traficantes do Reis atrás do carro, Brain e os outros tem que bolar um jeito de pular fora e faturar alguns milhões pra variar. Não da pra negar que a historia lembra um pouco o segundo filme da serie.

Quem esperava que o filme tivesse pelo menos um carro nacional preparado em papel de destaque vai se decepcionar. Nada de Gol, Opala, Chevette, Dodge (o que aparece é americano), apenas um singelo Maverick GT em estado de conservação questionável (o nosso Maverick era igual, esteticamente falando, a versão americana). Para quem estava fugindo até que eles tinham carros legais: o Brain aparece com a primeira versão do Skyline GT-R, carro esse que vale um bom dinheiro em qualquer lugar do mundo.

Os produtores imaginaram um passado, presente e futuro bem promissores para o nosso país no campo automobilístico. Quem prestar um pouco de atenção nos carros parados nas ruas vai achar alguns VW Golfs Cabriolet, conhecido nos EUA como Rabbit (algumas versões fechadas e abertas do Golf chegaram a vir para o Brasil no inicio dos anos 90, mas apenas para estudar possíveis modificações no Gol nacional e não se sabe ao certo o paradeiro desse Golfs pioneiros, se voltaram para a Alemanha ou passaram de mão em mão entre os diretores até chegar ao mercado de usados), Hondas Civis coupe (só vi um na rua até hoje), alguns carros americanos dos anos 70 (não tenho certeza se são Buicks ou Lincolns), VW Transporter servindo de taxi (a ultima versão da Kombi) e a Policia Civil conta com carros como Focus, Passat e Variant dos anos 90 e, pasmem, Dodge Chargers novinhos em folha.

Isso mesmo... DODGE CHARGERS novinhos para uso da policia militar. Aposto que se a nossa policia usasse um carro desses, os meliantes teriam bastante trabalho pra fugir. O Brasil até tem alguns Chargers novos, mas trazidos pro importadoras independente e suas vendas são muito baixas em relação aos outros muscle cars como Mustang e Challenger.

Não da pra dizer que não seria interessante ter esses e outros carros que aparecem no filme em maior quantidade nas ruas brasileiras, mas isso é bem improvável. A não ser que a Fiat, que agora é dona da Chrysler, caia na real e resolva trazer esse brinquedinho pra cá e que marcas como VW e outras que tem modelos esportivos em outros países comecem a olha o pais com bom olhos, esqueça o politicamente correto e traga carros que realmente sejam rápidos para cá.

A maioria das cenas de perseguição foram gravadas em Porto Rico, então os donos de Gols e Opalas com motores monstruosos só precisam mandar os seus carros pra Porto rico pra fazerem coisas parecidas, ou vocês também podem alugar a ponte Rio-Niterói por algumas horas e ficar zoando por lá.

Observem essas placas:

images velozes e furiosos 5the_fast_and_the_furious_5_40.jpg

Repararam alguma coisa diferente??

As placas brasileiras são compostas por 3 letras seguidas por 4 números, mas parece que os produtores não perceberam esse fato e todos os carros do filme (a não ser carros de particulares que participaram das filmagens) saíram com essas placas. O estagiário responsável por isso devia arder em chamas... rs.

Apesar dos furos e de ter um final um pouco exagerado demais, o filme é legal e faz jus ao nome, sendo mais veloz e furioso e menos enfeitado que os dois primeiros filmes (nenhum carro que corre é realmente tunado visualmente de maneira exagerada).

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